sexta-feira, 18 de outubro de 2013

QUINTA FEIRA DE ADORAÇÃO 17 DE OUTUBRO - COMO SER DISCÍPULO


QUINTA FEIRA DE ADORAÇÃO 17 DE OUTUBRO
Ser discípulo é estar preparado para o fim dos tempos

A palavra “discípulo” aparece cerca de trinta e três vezes no Novo Testamento, enquanto aparece apenas três vezes no Antigo Testamento. Por que será que essa palavra é tão presente com a presença de Jesus? A Igreja nos mostra que é preciso viver o discipulado para viver o seguimento de Cristo. E só pode se considerar um discípulo aquele que é capaz de viver uma experiência com o próprio Cristo, vivendo de acordo com a Sua escola e pedagogia.

Talvez neste momento, você esteja se lembrando de muitas coisas que você deixou de viver e precisa retomar. Por isso que o discipulado é uma escola contínua, na qual estamos em constante formação. É justamente, neste tempo, que Jesus capacita os discípulos que escolheu. Nosso discipulado hoje pode ser diferente daquele que os apóstolos viveram, pois eles caminharam com o próprio Cristo ao lado deles.

Mas, hoje, o nosso discipulado tem como objetivo nos preparar para a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desculpe-me, mas se você e eu não estivermos prontos, correremos o risco de o Senhor nos pegar desprevenidos e recebermos a triste notícia de que Ele não nos conhece, pois verdadeiramente nunca colocamos nossos talentos a serviço de Deus. 



Será que temos amado ao Senhor de todo o nosso coração? Ou reservamos apenas alguns momentos da nossa vida para Ele? Quando optamos por levar uma vida de qualquer forma, corremos o risco de abusar da Misericórdia de Deus, pois estamos sendo indiferentes ao amor d’Ele.

Aquele que deseja ser um discípulo autêntico, não pode esperar as coisas acontecerem, mas sim, se antecipar e viver como se este fosse seu último dia e seu último momento. Não podemos mais perder tempo com coisas passageiras, pois não conseguiremos esconder de Jesus a forma como levamos nossa vida. Outro ponto essencial do discipulado é nos preparar para dar ao próximo aquilo que recebemos de Deus. No entanto, ninguém pode dar ao próximo aquilo que não vive ou não experimentou. Para fazer discípulos é preciso ter sido discípulo de Cristo antes. O nosso discipulado precisa ser autêntico, porque, quando a verdadeira perseguição começar, teremos que estar preparados para esse tempo.Ser discípulo é estar preparado para o fim dos tempos!

Uma das formas de nos prepararmos para isso é por meio da Palavra de Deus. Não pode existir um discípulo que não conheça a palavra ou não seja capaz de ouvir aquilo que seu mestre tem para falar. Muitos não são capazes de ouvir o que Jesus tem para lhes dizer porque estão com os corações ocupados com as coisas do mundo.

Infelizmente, algumas pessoas trocam o convívio com a família pelo capítulo da novela, alegando que é tudo uma distração. Porém, essa distração tem levado o adultério, a pornografia, a morte e muitas outras coisas para dentro da sua casa. O testemunho do discipulado precisa começar dentro do nosso lar. Não basta sermos salvos, mas precisamos também levar todos os que foram confiados a nós à salvação. Para sermos discípulos, precisamos de um coração puro e aberto ao Espírito Santo de Deus, pois só assim Ele será capaz de reinar sobre todas as coisas.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza




--------------------------------------------------------------


Carlos Biajoni

Comunidade Canção Nova





PELO BATISMO SOMOS ENVIADOS COMO MISSIONÁRIOS

A Palavra que cura, que liberta, para mim, é uma graça, mas também uma grande responsabilidade, pois é a Palavra de Deus. Eu amo a pedagogia da Igreja, principalmente nestes três meses – agosto: mês vocacional; setembro: mês da Bíblia, e outubro: mês missionário.

Qual é a nossa missão? A nossa missão é a evangelização, ela é para todos aqueles que são batizados. Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

"Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele.Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão. Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça devíboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura? Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível" (Mateus 3, 1-12).

Nós proclamamos a Palavra do Senhor, para entendermos e firmarmos o sentido do batismo. Há uma graça essencial em nosso batismo, pois, através dele, nos tornamos “templos de Deus”. A Santíssima Trindade nos dá, no batismo, a santificação. Nele [batismo] nós recebemos, como uma semente pequena, as virtudes teologais: fé, esperança e caridade.

Como está a sua fé, a sua esperança e a sua caridade? Como elas estão sendo trabalhadas?

No batismo essas virtudes são "impressas" em nós. Tudo o que você recebeu, desde que ela era um sementinha, precisa se desenvolver. Lembre-se de que do grão pequeno cresce uma grande árvore.

Muitas vezes, paramos em nossa pequenez, só que, atrás dessa pequenez, há uma palavra: a "omissão". Se as pessoas não falam da vinda de Cristo, é porque não querem começar essa missão.

Você tem celebrado o seu batismo? Porque naquele momento foi festa no Céu, foi impressa em cada um de nós uma missão, e temos que atendê-la. Nós precisamos assumi-la, pois quem não a assume some. É preciso que assumamos quem somos; precisamos, a cada dia, proclamar a nossa missão, pois a vinda de Jesus está próxima. Pois Ele vai voltar, mas não sabemos a hora nem o momento.

Nós pecamos muito pela vergonha, pois quantos têm vergonha de proclamar o nome de Jesus Cristo! Mas não têm medo de viver em pecado! Uma vez que você foi batizado, você pertence ao Senhor! A nossa missão é nos desgastar pelo Rei, nos desgastar para salvar almas. Mas essa missão é para que você tenha coragem de viver uma fé verdadeira.


É tempo de levantar a cabeça! Existe muita gente viva que está morta! É preciso reanimar, é preciso ir em frente! Nós não temos problemas, nós temos desafios. Uma vez que você foi batizado, isso é indelével, não se desfaz mais, porém o nome do Senhor tem que ser anunciado.

"Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria; ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós. Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés. Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade" (Mateus 10, 5-15).

A experiência de Deus inquieta o nosso coração, ao escutarmos essa Palavra entendemos que a nossa missão não é fácil. É uma missão árdua, mas, com o nosso batismo, nós conseguimos [cumpri-la]. Jesus, durante a vida pública, foi colhendo homens pelo caminho.

Se você tem encontrado dificuldades para anunciar o Evangelho de Deus, dê glória a Ele! Continue! Pois o primeiro que tem de mudar é você; nós não podemos parar na primeira tentativa. Basta confiar!

A nossa missão da evangelização se dá na caminhada, pois, no caminho, o Senhor vai nos capacitando. A nossa missão é anunciar Jesus. Você já foi eleito, só precisa dar sequência a sua missão. Não adianta ficar se referindo “àquele tempo”, fale do “agora”!

Às vezes, queremos coisas grandiosas, mas não temos nada. Deus faz a obra e temos que continuar, temos que colocá-la em prática. Pela graça do batismo, você já foi selado – evangelize e assuma a sua missão!

Todos têm alguma coisa que podem fazer pela evangelização, só precisam colocá-la a serviço! Assuma Jesus com alegria e ousadia!



--------------------------------------------------------------
Padre Bruno

Missionário da Comunidade Canção Nova



--------------------------------------------------------------

17/10/2013 - 14h00


Tags: quinta adoração Eucaristia padre Brunopregação Espírito Santo Missão batismo




VOCÊ TEM SIDO DEGRAU OU PEDRA DE TROPEÇO ?


Nas leituras dos últimos dias, temos visto muitos avisos que Jesus faz ao povo de Seu tempo, não poupando nem os mestres da Lei.

Diante disso, temos que estar vigilantes e compreender que ninguém está livre de errar. Nós precisamos ter muito cuidado para não colocar muito peso sobre o ombro dos outros, enquanto nós não somos capazes de mover um dedo. Como no caso em que os pais obrigam os filhos a irem à igreja, mas faz anos que não participam da Santa Missa.

Se você quer que sua família participe ativamente da Igreja, você deve ser o primeiro a frequentar a Santa Missa, mesmo que ninguém vá. Porque assim, quando precisarem, eles terão uma referência para seguir e saberão onde buscar conforto e paz.

Também corremos o risco de fazer o contrário: nos dedicarmos às coisas de Deus e, em razão disso, julgar outras pessoas que não fizeram a mesma opção. Muito cuidado com os olhares e as palavras que você usa para com as pessoas que estão necessitadas de Deus. Se elas só virem julgamento de sua parte, quando elas precisarem de ajuda, você acha que elas vão procurá-la onde? Com certeza, bem longe de você, pois já cansaram de ser julgadas.



Não queira ser responsável por afastar ninguém de Deus, pois nossa missão é justamente reunir o rebanho de Deus. Jesus nos faz um grande alerta, para que sejamos chamados de bem-aventurados e não de malditos. Pois existem muitos que não dão passos e também não permitem que outras pessoas caminhem no seguimento de Jesus Cristo.

Qual é o caminho que você tem trilhado? Você tem sido um degrau para que as pessoas se sintam mais próximas de Deus, quando estão mais próximas de você, ou é uma pedra de tropeço, que só atrapalha no caminhar delas?

Não queira ser maior do que ninguém ou se destacar pelos dons que Deus lhe deu. Se você acredita mesmo que esses dons são para elevá-lo acima dos demais, então você não entendeu nada! A única coisa que Deus quer de nós é que sejamos humildes e em posição de servir ao próximo.

Não há esperança para os que buscam a glória diante da humilhação dos demais. Eu não sei qual é o milagre que você tem pedido para sua vida ou para a sua família, mas de nada adiantam as maiores curas ou libertações se o seu coração não estiver disponível para amar ao Senhor.

O milagre de que hoje você realmente precisa é a mudança de postura, de hábitos, de linguagem e temperamento. Não seremos capazes de acolher o Senhor em nossa vida se não formos capazes de acolher nossos irmãos. Cada um de nós conhece a própria fraqueza. Não sei em que hoje você precisa mudar, mas eu ainda preciso de muita coisa. Faça a experiência de pedir ao Senhor aquilo que hoje lhe falta, não tenha medo de pedir, pois a Palavra nos fala que basta pedir para recebermos. Renuncie, nesta tarde, a toda rebeldia, inveja, sentimento de ódio e às idolatrias que hoje ocupam o lugar de Cristo na sua vida.

Peça ao Senhor, neste dia, a graça de ser portador de palavras de bênçãos e ter ações dignas de um homem e uma mulher de Deus. Que tenhamos coragem de assumir o nosso papel como cristãos diante da sociedade. Que assim, como nos pediu o Papa Francisco, não falsifiquemos a nossa Igreja, mas que a mostremos com autenticidade, assim como Cristo a fundou e a confiou aos apóstolos.


Transcrição e adaptação: Gustavo Souza


--------------------------------------------------------------
Padre Edimilson Lopes

Padre da Comunidade Canção Nova


--------------------------------------------------------------

17/10/2013 - 16h00




















Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

Nenhum comentário:

Postar um comentário