sábado, 5 de outubro de 2013

SANTUÁRIO NACIONAL INICIA NOVENA DA PADROEIRA DO BRASIL.


SANTUÁRIO NACIONAL INICIA NOVENA DA PADROEIRA DO BRASIL.

BISPOS DE TODO PAÍS MARCAM PRESENÇA.QUINTA, 03 DE OUTUBRO DE 2013 15:12
CNBB / A12

Tem início nesta quinta-feira, 3 de outubro, a novena de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional, em Aparecida (SP) realiza, até o próximo dia 12, extensa programação com celebrações de missas e novenas, acolhendo devotos e meditando o tema “Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa luz”.

De acordo com o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros, a temática segue a meditação dos mistérios do Rosário, iniciada no ano passado. Em entrevista ao Portal A12, ele explicou a reflexão deste ano de 2014. “Nesse processo, queremos contemplar a vida de Jesus. O terço é uma oração mariana, mas é Cristocêntrica também. Por isso vamos refletir sobre a vida, a missão e a pessoa de Jesus. Consequente, vamos refletir sobre a nossa missão na Igreja, em função dos Mistérios da Luz”, esclareceu.

Programação

São diversos horários de missas no Santuário Nacional. As novenas são celebradas em dois horários: às 15h, presidida pelos Missionários Redentoristas, e às 19h, sob a presidência dos bispos. Mais de 1.600 colaboradores atuam nestes dias no acolhimento dos devotos, com o reforço de diversos voluntários, 400 apenas para as coreografias.

Durante a novena e Festa da Padroeira, os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto, com a oferta de itens de alimentação e higiene que são doados às instituições sociais de Aparecida e região. A cada dia, é pedido um tipo de doação que os participantes entregam durante o ofertório das celebrações da novena.

A primeira novena, celebrada na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Fábio Bento da Costa. A novena solene da noite será presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges.

No dia 12 de outubro, o Santuário Nacional estará em comunhão com outros 10 Santuários marianos do Mundo, com a oração do Santo Terço, às 14h. Na ocasião, será veiculada uma mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco.

Confira a programação da presença dos bispos na novena solene, às 19h:

04/10 – Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB

05/10 – Dom Vilson Basso, bispo de Caxias do Maranhão (MA)

06/10 – Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí - Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB

07/10 – Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas – Francisco Beltrão (PR)

08/10 – Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus (AM)

09/10 – Dom Emanuel Messias de Oliveira, bispo de Caratinga (MG)

10/10 – Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG)

11/10 – Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB

12/10 – Dia da Padroeira do Brasil
9h – Missa Solene da Festa, presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB.


OBSERVAÇÃO:
TODOS OS DIAS A NOVENA SERÁ TRANSMITIDA PELA TV APARECIDA, TV CANÇÃO NOVA.





SANTUÁRIO NACIONAL INICIA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA


04/10/2013
Imprensa
AparecidaFestanossa senhora aparecidanoticiasNovenaPadroeiraProgramaçãoRedentoristas,Santíssimo Sacramento

O Santuário Nacional de Aparecida abriu as comemorações da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida 2013 na manhã desta quinta-feira, 3. Com o tema “Maria, mulher consagrada ao serviço do Senhor!”, a celebração foi presidida pelo diretor-geral da Rede Aparecida de Comunicação, o Padre redentorista Josafá de Jesus Moraes.

Padre Célio Lopes da Silva deu início à Santa Missa dizendo aos presentes: “Nesta celebração, expressamos nossos sentimentos de admiração e estima por Nossa Senhora Aparecida, exaltando-a junto do Filho como gloriosa Rainha”.

A entronização da Imagem de Aparecida foi feita pelo Padre Tarcísio Spirândio, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Itatiba, da Diocese de Bragança Paulista.

Após a leitura do evangelho desta quinta-feira (Lc 1, 26-38), que remeteu a passagem da Anunciação de Maria pelo anjo Gabriel, o Padre Josafá discursou sobre a alegria de iniciar mais uma Novena e Festa em honra à Mãe Aparecida:

“Iniciamos a Festa de maneira oficial, bonita e alegre, com os louvores de todos os brasileiros à Senhora cheia de graça que nos protege e encaminha a Deus. Maria nos mostra a presença do sagrado na vida do povo, quando a história humana vai se encontrando com o divino”.

Sobre o Evangelho de São Lucas, o sacerdote celebrante ressaltou a frase “para Deus, nada é impossível”, lembrando que o amor de Deus por nós “é infinito, enorme”, e “não tem limites”, e “onde não tem limites, tudo de bom e feliz acontece”.

“Quando fazemos a experiência profunda do amor, estamos inteiros, porque o amor dá sentido último a nossa vida, somos totalmente de Deus. Maria se coloca como servidora de Deus. O anjo anuncia e representa o diálogo. A primeira palavra é de alegria e a presença de Deus é de alegria e plenitude; sempre conforta, ilumina, protege. Homens e mulheres de Fé encontram formas de vencer porque nosso Deus no leva a vitória de cada dia”, comentou.

Sobre a Anunciação da Virgem, o Padre Josafá citou-a como momento de obediência e amor a Deus, um exemplo a ser seguido: “Aprendamos com Maria a seguir Jesus Cristo, sermos obedientes a Deus, que fala ao coração, ao entendimento, quando temos tudo e quando não temos nada. Maria escuta Deus, Maria estava atenta e nos ensina a sermos atentos. É preciso parar para escutar, entender, e deixar Deus tomar conta de todos nós. A oração é um desses caminhos”.

Ainda de acordo com o sacerdote, a celebração à Mãe Aparecida integra a comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717.

“Caminhamos para 300 anos dessa presença bonita e marcante. O povo brasileiro é povo de Fé viva, Fé que nos protege e transforma nossa realidade. Se amamos Maria, abramos nosso coração para dar sim a Deus. Deus tudo sabe e quer sempre o melhor para todos nós”, refletiu.

No final da Celebração Eucarística, os devotos participaram da cerimônia de Adoração ao Santíssimo Sacramento, que ocorre tradicionalmente todas as quintas-feiras no Santuário de Aparecida. (LMI)

Por Gaudium Press, com Portal A12

NOVENA E FESTA DA PADROEIRA DO BRASIL 2013

Neste ano, a Festa em Honra a Nossa Senhora Aparecida, refletirá temas luminosos do Rosário. O tema da Festa da Padroeira em outubro será “Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa Luz!”.

Maria é a Mãe da Luz, pois é quem nos trouxe Jesus. Mas é igualmente a melhor discípula da Luz. Como ninguém, ela seguiu a Luz: àquele primeiro e menor aceno a esse seguimento que lhe veio do anjo Gabriel, deixou tudo e acolheu de imediato a impensada missão: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra!”. Nesse sentido, desejamos que a Novena e Festa dedicadas a Maria sejam ocasião para nos convencer, com o testemunho dela, de que seguirmos Jesus é o que unicamente vale na vida! É escaparmos das trevas, do absurdo da vida, de fatal perda de rumo! Que possamos nos enriquecer com a graça divina e nos enchermos de luz, participando da novena.

TEMAS OFICIAIS DO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA:

1º Dia - Maria: Mulher consagrada ao serviço do Senhor!

2º Dia - Maria: Sacrário do Espírito Santo!

3º Dia - Maria: Intercessora atenta aos necessitados!

4º Dia - Maria: Mãe obediente à Palavra de Jesus!

5º Dia - Maria: Discípula do Evangelho!

6º Dia - Maria: Missionária do Reino!

7º Dia - Maria: Peregrina na Fé!

8º Dia - Maria: Mulher Eucarística!

9º Dia - Maria: Rosto fiel e orante da Igreja!ublicado em: 08/10/2012


SANTUÁRIO NACIONAL
Devotos de todo o Brasil podem se preparar para adquirir o CD da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida 2013. As vendas terão início na primeira semana de junho. O CD custará R$14,90 e será vendido nas lojas do Santuário Nacional e da Editora Santuário, no Portal A12.com e pelo Televendas 0300 2 10 12 10.
Para a Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2013, foram criteriosamente selecionadas e gravadas 13 músicas que possuem forte relação com o tema deste ano "Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus, nossa Luz". O lançamento faz parte da preparação para os trezentos anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será completado em 2017.
Cantores e compositores do Santuário se uniram para criar um lindo CD, tudo para comemorar a Festa da Padroeira do Brasil, a Mãe da Luz. “Dentre as músicas, a que mais será tocada, sem dúvidas é o Hino Oficial da Novena”, disse Anderson Nascimento, coordenador de produtos e projetos do Santuário Nacional.
As Cifras e Partituras das Músicas já estão disponíveis aqui no site, basta acessar o canto respectivo e baixar:

Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, 
seguimos Jesus, nossa Luz! (BIS)

Maria mulher consagrada, ao serviço do Senhor.
Faça-se em mim pobre Serva, a Vossa vontade de Amor.
Sacrário do Espirito Santo, anseia de graça e de Luz.
Maria mãe intercessora, junto ao seu filho Jesus.

Maria mãe obediente, à palavra de Jesus.
Discípula do evangelho, modelo de fé junto a cruz.
Maria mulher do silêncio, missionária do reino entre nós.
Peregrina da fé nos ensina, fazei tudo que Jesus disser.

Maria da eucaristia, que o povo de cristo gerou.
Rosto fiel e orante da igreja, Maria mãe do redentor.
Maria do povo Deus, Maria mãe de todos nós.
Queremos no ano da fé, a fé no senhor proclamar.


Pe. Ronoaldo Pelaquim, C.Ss.R

1. Feliz minha gente vibra batendo palmas, fazendo festa pra Mãe de Deus.
Feliz por estar aqui em seu Santuário, cantando as glórias da Mãe de Deus.

Com a Mãe, Mãe Aparecida seguimos Jesus nossa Luz.
Com a Mãe, Mãe Aparecida seguimos Jesus nossa Luz.

2. Maria mulher amada e consagrada, Mãe obediente a seu Senhor.
Maria intercessora e missionária, sacrário vivo do Deus amor.

3. Maria sempre atenciosa ao evangelho e peregrina por sua fé.
Na Santa Eucaristia se faz orante com a igreja em sua fé.

Partitura Cedida pelo Maestro Carlos Nazareno da Silva.


Seguimos Jesus, seguimos Jesus com a Mãe Aparecida, 
seguimos Jesus nossa Luz.

1. Consagrada ao serviço do Senhor, Maria é sempre atenta aos necessitados. 
Ó Mãe obediente, nós seguimos teu conselho “Fazei o que meu Filho vos disser”.

2. Maria vai à casa de Izabel, num gesto de amor e de fraternidade. 
Ensina-nos a sermos mais fraternos, ó Maria,servir e repartir com alegria.


1. Demos graças e louvores a Jesus Sacramentado, 
Pão dos anjos que desceu do céu, o doce manjar. 
E, com hinos de alegria, adoremos neste altar o Alimento Salutar.

Entoemos este canto de amor e esperança, 
honra, glória, poder e louvor. 
Bendito louvado seja o Redentor. 
Neste santo Sacramento de amor.

2. Jesus Cristo, o Verbo eterno, 
fez-se nova refeição, 
onde o pão é sua Carne 
e o vinho é Coração. 
A Divina Eucaristia, 
presente neste altar 
é Cristo que entre nós está.


Maria, Mãe Aparecida, queremos os dons repartir. 
Um pouco do que temos no altar oferecemos 
os frutos do suor de nossas mãos.

1. No Batismo Jesus se compromete 
doar a vida ao serviço aos irmãos. 
O Pai confirma: “Eis meu Filho muito amado.” 
Gesto que ensina-nos abrir o coração.

2. Houve uma festa em Caná da Galiléia, 
faltando o vinho que é sinal de alegria. 
A Mãe alerta e Jesus faz água em vinho. 
Gesto que ensina transformar nosso caminho.

3. Por toda a parte o Reino anunciava e proclamava
eis o tempo de mudar , 
ser generoso e solidário com os pobres. 
Gesto que indica o caminho pra ter paz.

4. Quando ofertamos aos irmãos necessitados 
mesmo que pouco, mas doado com amor. 
O nosso rosto também é transfigurado. 
Gesto fraterno que agrada ao Senhor.

5. Na Eucaristia Jesus se faz partilha, 
Pão de igualdade repartido entre irmãos. 
O Pão que muda nossa sorte e nossa vida. 
Gesto do Cristo que se dá em comunhão.



Com a Mãe Aparecida, nós seguimos Jesus. 
Jesus o caminho, Jesus a verdade, Jesus nossa luz.

1. Maria sem pecado consagrada ao amor, 
no Batismo o Pai proclama 
o Filho amado é Senhor. 
Com Maria consagramos nossa vida a Jesus. 
Nos caminhos da Luz.

2. Maria está presente junto aos filhos amados, 
em Cana da Galiléia ampara os necessitados. 
Na Igreja peregrina é o amor reluz. 
E nos aponta Jesus.

3. Maria nos convida a sermos obedientes,
 levando o Filho amado aos irmãos tão ausentes. 
Com gestos e Palavras seu amor 
se traduz em momentos de luz.


Meu louvor, cada momento, a Jesus no Sacramento! 
Hoje e sempre seja louvado meu Jesus sacramentado.

1. Jesus amabilíssimo, que a todos nós amais, 
o vosso amor dulcíssimo eu quero e nada mais. 
O vosso amor dulcíssimo eu quero e nada mais.



Com a Mãe Aparecida seguimos Jesus nossa luz.

1. Pelo Batismo Jesus assume o compromisso de ser vida para todos. 
E o Pai bondoso confirma então o compromisso dizendo: 
“Eis meu Filho amado”.

2. Jesus se revela num casamento na Galileia  
Faz água virar vinho. 
Diz para o povo que a vida tem que ser transformada 
e que só ele é o caminho.

3. Com zelo e amor Jesus proclama o reino de Deus . 
Que a boa nova já chegou.
 Basta vive-la e aprendermos que é bom rezar 
por quem trabalha para Deus.

4.Enquanto rezava o nosso Mestre Transfigurou 
e sua feste alvejou. 
Aqueles que estavam perto dele se alegraram disseram: 
" é bom estarmos aqui".

5. Jesus institui a Eucaristia na Ceia Pascal 
e nos convida a partilhar. 
Partindo o pão, servindo o vinho 
Jesus ensinou que devemos ser irmãos.


1. Navegando no rio da vida, pescadores buscavam seu pão. 
Mas os peixes nas redes não vinham, para festa dos nobres então.

É Jesus hoje o Pão que nos une, ao redor desta mesa do altar. 
Nesta festa Maria é presente como nas bodas que houve em Cana.

2. Foi num lance de rede a surpresa, uma imagem nas malhas ficou, 
e a junção da cabeça e do corpo veio unir nosso povo ao Senhor.

3.Muitos peixes tiraram das águas , feito hóstias na mesa do altar . 
Alimenta Jesus os romeiros que a Mãe hoje vem visitar.

4. Coração do Brasil hoje pulsa, rejubila de amor e alegria 
em Maria que educa na fé: Fazei tudo o que Jesus disser".

5. Brasileiros cantemos contentes com Maria o primeiro sacrário. 
A nossa alma se alegra em Jesus o caminho que aos céus nos conduz.




1. Salve, dos céus Rainha, a nós tão carinhosa! 
Protege nos piedosa, ó mãe do belo amor! 
De nossas almas vida, doçura dos que te amam, 
esperança dos que clamam a ti nos altos céus.

2. A ti as nossas preces, de Eva infelizes filhos, 
em nosso triste exílio te erquemos a chorar! 
Neste trevoso vale, de pranto e de gemido, 
com coração dorido pedimos proteção.

3. A nós volve, em defesa os olhos teus benignos, 
pois somos réus indignos más somos filhos teus! 
Com teu olhar piedoso, sê luz aos pecadores; 
acende em mil ardores do justo coração.

4. Depois do triste exílio, sacia nosso anseio e o fruto 
do teu seio nos mostra enfim Jesus! 
Rainha de clemência, ó Mãe suave e pia, 
doce virgem Maria, pra sempre seja assim!



1. Um milagre, uma graça, uma cura, um favor, 
vou pedir na romaria para a mãe do salvador. 
Acordei antes da aurora, coloquei os pés na estrada, 
a viagem é muito longa tem que ter muita coragem.

Sou romeiro a Senhora Aparecida, 
venho a pé ou a cavalo visitar minha santinha. 
Sou romeiro da Senhora Aparecida, 
venho a pé ou a cavalo ao Santuário de Maria.

2. Pelas terras altaneiras caminhei o dia inteiro, 
fiz parada em Pouso Alto, já bem perto à Mantiqueira. 
Quando o dia amanhece na cidade de Cruzeiro, 
aproxima o meu destino a “Terra da Padroeira”.

3. Ao cair daquela tarde o cantar da passarada, 
fui subindo a ladeira sem fazer qualquer parada, 
quando foi dezoito horas bateu forte o coração, 
mais que os sinos da igreja o “Majestoso Carrilhão”.

4. Ao entrar naquela igreja, com tamanha devoção, 
verteu lágrimas dos olhos, pois senti muita emoção.
 Vi o padre no altar, escutei o seu sermão, 
vou voltar feliz pra casa com Jesus no coração.



TEMA DO 2° 
DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
“Maria: Alegria de acreditar no que é de Deus”. 2012

A primeira alegria de Maria em acreditar no que é de Deus, foi quando o Anjo Gabriel foi enviado a Ela para dar a notícia de que foi escolhida para ser a Mãe de Deus. No momento Ela não compreendeu o mistério. Por isso perguntou ao anjo como isso iria acontecer. A partir do momento em que compreendeu a explicação do anjo Gabriel sobre o mistério da encarnação, Ela vibrou de alegria e imediatamente cheia de alegria respondeu “Eis aqui a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a sua palavra”. A outra alegria de Maria foi saber que sua prima Isabel estava grávida. Cheia de alegria partiu com pressa para ir visitá-la. Ao encontrá-la sua manifestação de alegria foi tão profunda que pronunciou o belíssimo canto do Magnificat. Outra manifestação de alegria de Nossa Senhora foi no milagre das Bodas de Caná quando seu Filho atendeu o seu pedido e realizou o primeiro milagre, convertendo a água em vinho para a felicidade dos noivos. Grande alegria foi para Maria ouvir as pregações de Jesus, ver os seus milagres, as curas dos doentes, a grande multidão que o seguia. Certamente, a maior alegria de Nossa Senhora foi, quando Jesus ressuscitado apareceu. Podemos imaginar, depois de tanto sofrimento, poder ver e tocar seu Filho ressuscitado. Grande alegria foi para Maria a vinda do Espírito Santo sobre Ela e os Apóstolos: ver o entusiasmo daquela primeira comunidade e a expansão do anúncio do Evangelho por todo mundo. E grande alegria foi a de Maria ao ser elevada ao céu em corpo e alma por obra de seu Filho Jesus. Hoje participando da glória na eternidade junto ao seu Filho ressuscitado com o Pai e o Espírito Santo. A alegria de Maria continua vendo a igreja levar avante a missão de Jesus Cristo. A sua alegria continua ao ver tantos devotos, frequentando o nosso querido Santuário aqui de Aparecida como tantos outros espalhados pelo mundo. Meus caros irmãos e irmãs! A exemplo de Maria devemos nos alegrar pelo grande Mistério da Encarnação. Devemos nos alegrar pelo Mistério Pascal: a paixão, a morte e ressurreição. Devemos nos alegrar pela ação missionária da Igreja sob o olhar carinhoso de Maria. Devemos nos alegrar por sermos chamados discípulos e missionários de Jesus Cristo como Maria. Alegrarmo-nos por também nós acreditarmos no que é de Deus. Sejamos missionários de Jesus Cristo como nossa querida Mãe Aparecida!

Dom Moacyr José Vitti

Arcebispo de Curitiba
TERCEIRO DIA DA NOVENA SOLENE 
Mãe Aparecida companheira dos pequenos e pobres

Publicado em: 05/10/2013


“Que a Mãe Aparecida, Maria: intercessora atenta aos necessitados, companheira dos pequenos e pobres, nos inspire, nos anime e nos faça fiéis a esta missão”.

O Bispo de Caxias no Maranhão, Dom Vilsom Basso, scj, ajudou os fiéis presentes no Santuário Nacional de Aparecida a refletirem o tema ‘Maria: Intercessora atenta aos necessitados!’, neste sábado (5), 3º dia da Novena de Aparecida.

Dom Vilsom Basso afirmou em sua reflexão que as primeiras comunidades cristãs são inspiração do como podemos viver com humildade.

“A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.. e não havia entre eles nenhum necessitado”. (Atos 4, 32-34)

O bispo citou também as palavras do Papa Francisco aos bispos dos Brasil relendo o encontro da Imagem da Mãe Aparecida pelos pescadores, aqui no rio Paraíba.

“Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe, mas também deu uma lição sobre Si mesmo, sobre o seu modo de ser e de agir. Uma lição sobre a humildade que pertence a Deus como trato essencial e está no DNA de Deus.” (Papa Francisco, encontro com o episcopado brasileiro – 27/07/2013)

Dom Vilsom enfatizou as palavras do Pontífice ao dizer que a Igreja deve sempre se lembrar que não pode afastar-se da simplicidade; caso contrário, desaprende a linguagem do Mistério.

Aos fiéis presentes do no Santuário, o bispo de Caxias no Maranhão indagou que a Eucaristia exige a partilha e a comunhão. Vários cantos conhecidos revelam esta verdade: “Os cristãos tinham tudo em comum. Dividiam seus bens com alegria. Deus espera que os bens de cada um, se repartam com amor no dia a dia”.

O bispo citou também a Assembleia da 5ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunida em Brasília-DF neste mês de setembro, que analisou a realidade brasileira e global, escutou os clamores populares e celebrou a caminhada dos movimentos sociais e das igrejas, na defesa e na promoção da vida.

Dom Vilsom citou alguns pontos da Carta compromisso da 5ª Semana Social Brasileira que podem inspirar nosso agir como defender o trabalho para todos, promover a formação para a cidadania, participar da campanha saúde +10 e 10% do orçamento da União para a educação e os demais direitos sociais.

Citou ainda o incentivo da criação e o fortalecimento dos fóruns populares visando à construção de um Estado defensor dos direitos humanos e ambientais, além do apoio Reforma Agrária, a agricultura familiar e agroecológica, entre outros.

Dom Vilsom falou ainda que é necessário garantir a efetivação dos Conselhos de Juventudes para o controle social das políticas públicas e assumir a campanha contra o extermínio de jovens.

O bispo pediu que como católicos, como seguidores de Jesus, os fiéis tenham a missão de ser solidários e de provocar a solidariedade.

“Que as pessoas abram seu coração, que as pessoas que sintam e vejam a dor e o sofrimento do povo. Não podemos nos acostumar com a miséria e o sofrimento dos pobres”.

Ao final, Dom Vilsom pediu que a Mãe Aparecida companheira dos pequenos e pobres, nos inspire, nos anime e nos faça fiéis a esta missão.

Reveja a homilia de Dom Vilson Basso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário