sexta-feira, 25 de outubro de 2013

QUINTA-FEIRA DE ADORAÇÃO 24 DE OUTUBRO DE 2013


QUINTA-FEIRA DE ADORAÇÃO 24 DE OUTUBRO DE 2013


SEDE UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO




Pe. Dudu Braga
Foto: Maria Andrea/ Cancaonova.com




O Papa, hoje de manhã, presidiu a Santa Missa, na qual disse que o homem é um ser novo. Nós nos tornamos homens e mulheres novos! Você não pode esquecer a graça que você carrega de ser “cristão”, palavra que vem de "Cristo". O Papa Francisco me ensinou que “impávido” significa aquilo e quem não tem medo. O Santo Padre afirmou que precisamos de cristãos impávidos, que não andam para trás. No entanto, se nosso coração não está em Deus, como vamos ser homens e mulheres novos?

Você conhece uma Igreja dividida? Um cristão dividido? Se você conhece, Jesus tem o remédio, o remédio para tudo aquilo que está sendo dividido: a família. A primeira família qual é? Quando estudamos a Santíssima Trindade, dizem que não há confusão n'Ela, e realmente não há, pois o Pai nunca brigou com o Filho. O Pai, o Filho e o Espírito Santo sempre caminham juntos!

Da mesma forma, o segredo para não nos perdermos é sempre andarmos juntos, primeiro precisamos estar bem com Deus, só com Ele, quem não está unido ao Senhor, não está unido a mais ninguém. No momento em que você estava "azedo" com uma pessoa, na verdade, significa que nessa hora você também estava distante do Senhor. Os seus braços precisam estar abertos para o próximo.

É preciso querer para se levantar! Queira ser de Deus!

Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança (Efésios 4, 4).

O espírito do mundo mata; nem tudo no mundo é ruim; mas existem coisas que nos matam. Cuidado para que o espírito do mundo não o mate. A Igreja é essa família – a família de Deus. A Igreja nasce para levar a comunhão para os homens.

A Igreja é uma história de amor. Você está deixando essa história mais bonita? Lembre-se de que você faz parte dessa história!

Só ama a Igreja quem se entrega por ela; sem Missa não dá, sem comunhão não dá! O Papa afirmou que ela é uma família que se ama, que está sempre sendo amada; a Igreja é a grande família do Reino de Deus.

Onde podemos encontrar Deus? Onde podemos encontrar Aquele que nos salva? Quando estamos juntos, entre nós Cristo está! Você não está sozinho, quantas pessoas, hoje, neste mundo estão precisando de Cristo.


"É preciso querer para se levantar! Queira ser de Deus!"


Ninguém é inútil na Igreja, da mesma forma, ninguém é o mais importante, todos somos iguais diante de Deus. Ninguém é insubstituível na Igreja, nem mesmo o Papa. A Igreja é uma só para todos, ela é santa, una, católica e apostólica.


Não vamos "privatizar" a Igreja, achar que ela é nossa, e convidar somente aqueles que são da nossa “panelinha” para participar dela. Isso não é Igreja, isso é um partido. Antes de ser de uma pastoral, você a tem que olhar como católico, olhar como um todo, para depois pensar em seu particular. O mais difícil, hoje, é a união.

Nós estamos orando pouco, o caminho para o verdadeiro ecumenismo é a oração. Quantas pessoas querendo prejudicar as outras, quanta fofoca entre nós! A guerra que o diabo provoca é com a língua, como se elas fossem armas. A fofoca é a língua utilizada pelo diabo para dividir e criar inimizade entre os irmãos.

Quantas pessoas não se falam mais, pessoas que estão na mesma família e não se falam mais pela fofoca. Quem faz fofoca não ajuda na união da Igreja.

Precisamos pedir a graça ao Senhor para termos força contra o mundo que tenta dividir a nossa casa e a nossa Igreja. Não seja inimigo do Pai, pois o Espírito é Aquele que nos dá a graça, só quem pode trazer a unidade é o Espírito Santo de Deus. Você não pode ser um católico dividido, é impossível estar com Deus assim!

O mundo espera algo de nós! Você quer ser um palhaço ridicularizado? O mundo de hoje não vai ouvir mestres, e sim testemunhos!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida





--------------------------------------------------------------


Padre Eduardo Braga

Vigário Episcopal do Vicariato rural da Arquidiocese de Niterói (RJ)




--------------------------------------------------------------

24/10/2013 - 14h00







CHAMADOS A PRODUZIR FRUTOS DE SANTIDADE


Padre Edimilson
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com



O esforço de quem encontra Jesus é o esforço para assumir uma vida diferente, deixando para trás tudo aquilo que já não condiz com um discípulo de Cristo.

Eu não sei o que hoje é urgente na sua vida, para que você mude. Porém, é preciso estarmos atentos para que, quando olhem para nós, vejam os frutos da nossa experiência com Deus. Já que, uma vez que o Senhor nos alcançou, precisamos ser diferentes e produzir frutos.

Quantas pessoas você trouxe para Jesus, neste ano, até agora? Será que as suas atitudes realmente estão gerando frutos ou as pessoas passam por você sem que nada aconteça em suas vidas?

Precisamos sair da nossa acomodação e ir ao encontro daqueles que realmente necessitam, pois um cristão sem meta é um perigo, ele fica perdido, sem saber para onde ir ou o que fazer.

A meta de todo cristão precisa ser contagiar o mundo com a santidade. Desculpe-me, meu irmão, mas se você olha para trás e não consegue enxergar um caminho de santidade, algo está errado.

O Senhor nos atraiu até Ele para que produzamos frutos, assim como São Paulo nos chama à atenção na primeira leitura. Se você tem sido uma árvore estéril significa que está longe da nossa meta final: o céu.

Talvez você esteja dizendo agora: "Mas eu não tenho condições de fazer nada! Sou apenas um cristão em meio a bilhões de pessoas. E eu lhe respondo que isso é desculpa, pois você não precisa ter um microfone ou ser um sacerdote para fazer a diferença. Saiba que a sua iniciativa pode ser no seu quarto, intercedendo pela Igreja, ou engajado em uma pastoral da sua paróquia.

Será que é suficiente ir à Santa Missa aos domingos, e mesmo assim só porque é um preceito da Igreja? Se você o faz por obrigação, significa que não coloca amor nisso. E se não existe amor nos seus atos, significa que você não tem colocado Deus nas suas coisas.




O Senhor está próximo e não podemos mais ficar medindo nossos esforços. Se você hoje tem desejo de buscar Deus é porque, um dia, alguém lhe apresentou o amor d'Ele. Por isso, o mínimo que você pode fazer é anunciar esse mesmo Deus para quantas pessoas desejarem ouvir.

Há pouco tempo, fui para São Paulo e lá encontrei dois homens brigando. Entrei em desespero, pois vi que seria uma briga muito feia. Infelizmente, ninguém se preocupou em ajudar, pois estavam ali apenas para ver o “espetáculo”. Se você não quer fazer nada, ao menos não atrapalhe!

Quantas vezes passamos por irmãos de rua, na pressa do nosso dia a dia, e nem sequer olhamos para eles. O que custa, ao menos, rezar uma Ave-Maria por aqueles que necessitam? Você pode achar pouco, mas a sua oração pode mudar a vida de uma pessoa.

Faça alguma coisa pelo Senhor. Imagine quantas casas você pode visitar, apenas para rezar o terço. Tenho certeza de que seu padre não vai proibi-lo de fazer isso. Porém, o mais importante não é a quantidade, se você puder visitar apenas uma família, não tem problema, o importante é que ela faça uma verdadeira experiência com Deus.

Não é por acaso que o Espírito Santo incomoda nosso coração e nos impulsiona para os irmãos, sobretudo ao encontro dos necessitados. Mas, precisamos deixar que Ele trabalhe em nosso coração, pois, no tempo em que estamos já não há mais espaço para corações fechados.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza



--------------------------------------------------------------
Padre Edimilson Lopes

Padre da Comunidade Canção Nova


--------------------------------------------------------------

24/10/2013 - 16h00



CRISTÃO, CUIDAR DA VOSSA VOCAÇÃO


Pe. Dudu Braga
Foto: Maria Andrea/Cancaonova.com




Neste ano, estamos vivendo o Ano da Fé; quem ainda não está vivendo este tempo, ainda dá pode fazê-lo. Deus quer entrar na nossa vida, basta querer.

A mãe Igreja sabe que nossa fé não é tão firme, por isso ela nos convida a viver o Ano da Fé. Muitas vezes, as pessoas até vão à igreja, mas estão vazias, com a fé morta. É preciso viver um reavivamento.

“Portanto, irmão, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” (II São Pedro 1,10).

Aqui, Pedro pede que cuidemos da nossa vocação para que sejamos confirmados. Muitas vezes, diante da palavra "vocação" ficamos perdidos, acima de qualquer coisa, a nossa primeira vocação é a de sermos cristãos.

Todo cristão tem uma vocação, pois não existe batizado sem vocação. Como podemos ser cristãos neste mundo? Temos que cuidar, vigiar da nossa vocação, como alguém que cuida de uma planta ou até mesmo de uma casa, pois o Cristianismo é nossa vida!

Nesta manhã estamos diante de Pedro que diz: "cuidai-vos". Então temos que cuidar para não cair, para não trocar o que temos de melhor: nossa fé.

Será que estamos vivendo este Cristianismo cansados? Trocando Jesus Cristo pelas coisas do mundo, pelo materialismo. Ou pensando que temos um Deus que nos serve somente na hora em que queremos. Os cristãos estão em crise, temos que cuidar e vigiar para reavivar o nosso coração.

Ao tirar Deus de sua vida, o homem não consegue viver bem. Precisamos colocar Cristo em tudo. Existem muitos que são católicos não praticantes e existem pessoas que ainda sentem orgulho de falar isso. Contudo, isso não é de Deus, mas sim do demônio!

Bento VXI nos diz: “É uma alegria ser cristão”. Temos que cuidar da nossa felicidade, e mesmo ao passarmos por tristezas Deus nos quer sorrindo.

Deus amou o mundo, por isso ele é bom, mas, muitas vezes, ele se opõe ao Senhor, por isso muitos se tornam vítimas do pecado. Isso é mau, temos que lutar, pois o mundo está acabando com as pessoas e com as famílias, não podemos ser vítimas desse sistema [mundo].

Não é fugindo do mundo que vamos ser melhores, temos que ter discernimento, ser luz e sal para ele. O Senhor precisa dos cristãos acordados para ajudá-lo [mundo].




Somos tão pequenos neste planeta enorme, que nos diz que "nada tem jeito". Mas Jesus Cristo nos diz que "temos jeito sim!". Ele conta com cada um de nós.

O Papa Francisco ensina que: “Quem não reza para Deus, reza para o diabo”, precisamos rezar, somente a oração pode nos livrar do mundanismo.

Se quisermos excluir as pessoas que são pedras no nosso caminho, não estaremos sendo cristãos; precisamos nos converter, ler e praticar o Evangelho.

Temos que rezar e buscar Deus, para que tenhamos o discernimento do que é bom e do que é mau, aquilo que vem do mundo.

Deus nós criou para amarmos as pessoas e usarmos as coisas [com discernimento]; no entanto, o diabo está nos fazendo viver o contrário disso. E com isso estamos nos perdendo.Temos que mudar, rezar.

Nossa primeira vocação é a vida cristã e a segunda é o casamente ou o sacerdócio. O Cristianismo está em crise, porque estamos desacreditados. O cristão não pode ser guiado por um espírito mundano. É muito triste encontrar um cristão mundano.

O mundo mata a alma, as pessoas e a Igreja. O espírito do mundo está tentando matar a Igreja por nosso intermédio. Casar-se com o mundo é ridículo.

Nós somos chamados a salvar o mundo e nossa família, pois o Senhor está conosco. Não desistamos disso, mesmo quando o sofrimento bater à nossa porta.

O único que pode ser nosso Amigo é o Espírito Santo de Deus! Façamos aliança com Ele. Irmãos, deixemos Deus cuidar da nossa vocação, porque Ele nos escolheu para vivermos no amor.

Transcrição e Adaptação: Thaís Rufino de Azevedo



--------------------------------------------------------------
Padre Eduardo Braga

Vigário Episcopal do Vicariato rural da Arquidiocese de Niterói (RJ)


--------------------------------------------------------------

24/10/2013 - 23h55

Nenhum comentário:

Postar um comentário