sábado, 5 de outubro de 2013

MISSÃO JEITO JOVEM DE EVANGELIZAR

LINK


OUTRAS  PASTORAIS DA JUVENTUDE:
Site da Pastoral da Juventude Nacional (www.pj.org.br)
Site oficial do PJ Nacional.
Site da Pastoral da Juventude Regional Sul 1 (www.pjsul1.org)
Site oficial do PJ do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo).
PJ Estigmatina (www.pjestigmatina.com)
Site da PJest (Pastoral da Juventude Estigmatina). Pessoal que vêm colaborando muito para a caminhada da PJ Diocese de Piracicaba.
PJ Arquidiocese de Vitória da Conquista (http://www.pjconquista.org )
PJ da Arquidiocese de Vitória da Conquista na Bahia.
PJ Arquidiocese de Maringá (http://www.pjmaringa.com.br/)
Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá
PJ Vicariato de Canoas (http://www.pjcanoas.blogspot.com/)
Pastoral da Juventude do Vicariato de Canoas Aquidiocese de Porto Alegre/RS
PJ Diocese de Săo José dos Campos (http://www.pjsjc.com.br/)
Pastoral da Juventude da Diocese de Săo José dos Campos
PJ Arquidiocese de Aparecida (http://www.pjaparecida.com/)
Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aparecida
PJ Arquidiocese de Campinas (http://pjcampinas.org)
Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Campinas
PJ Arquidiocese de Pouso Alegre (http://pjpousoalegre.blogspot.com/)
Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Campinas

DIOCESE DE PIRACICABA:
Diocese de Piracicaba (www.diocesedepiracicaba.org.br)
Site com várias informações sobre a Igreja na Diocese de Piracicaba.
Cursilho de Cristandade (www.cursilhopiracicaba.com.br)
Site com várias informações sobre a MCC – Movimento de Cursilho de Cristandade da Diocese de Piracicaba

CENTROS E INSTITUTOS DE JUVENTUDE:
CCJ – Centro de Capacitação da Juventude (www.ccj.org.br)
Instituto de juventude muito bom, que possui vários subsídios impressos para grupos de jovens.
Casa da Juventude – CAJU (www.casadajuventude.org.br)
Instituto de juventude bastante tradicional de Goiania, como vários artigos e subsídios bem interessantes.
Anchietanum (www.casadajuventude.org.br)
Instituto de juventude de São Paulo, com varios momentos de espiritualidade para a Juventude.

ICAR – IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA:
VATICANO (www.vatican.va)
CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano (www.celam.org)
CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (www.cnbb.org.br)
CNBB Regional Sul 1 (www.cnbbsul1.org.br)

IGREJAS CRISTÃS (Ecumenismo):
CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (www.conic.org.br)

OUTROS SITES INTERESSANTES:
Juventude Canta e Encanta (http://br.youtube.com/juventudecanta)
Clips musicais das diversas músicas cantadas pela Pastoral da Juventude.
Revista Mundo Jovem (http://www.mundojovem.pucrs.br/subsidios-grupo_jovens.php)
Algumas dicas muito importantes para o seu grupo de jovens
Revista Missão Jovem (www.missaojovem.com.br)
Site da revista Missão Jovem, com muitos subsídios para lideranças de grupos de jovens.






5 SEMEADO EVANGELIZAÇÃ MJ 1 PIME
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjmissao2jeito.htm

1 - MISSÃO

JEITO JOVEM DE EVANGELIZAR 
“Missão Jovem” é um dos projetos
da PJ que está se difundindo em vários lugares do Brasil.

É PRECISO IR MAIS LONGE

Pe. Vilsom Basso, assessor nacional da PJ, para traduzir o espírito deste projeto, conta uma pequena historinha: “Em um povoado do Maranhão havia um menino que todas as noites juntava pedras e ficava jogando para o alto. Os meninos e os vizinhos perguntaram: “Por que você faz isso?” Ele respondeu: “A lua é bonita. Eu quero acertar uma pedra na lua, parti-la em vários pedaços e assim transformá-la em várias estrelas bonitas”. Todos riam dele e diziam que ele estava ficando louco. Mas o menino continuou jogando pedras. Um ano depois o que aconteceu? Ele acertou a lua? Não, ele não conseguiu acertar a lua, mas não havia no povoado nenhum menino que jogasse pedras mais alto e mais longe do que ele!”

O nosso sonho, “a nossa lua”, é chegar até à juventude. Está na hora de “jogar pedras mais alto e mais longe” no serviço aos jovens. É preciso que tenhamos mais sonho e ousadia para anunciar a “Boa Notícia aos jovens”.

É preciso “sair da sacristia”; é preciso “ir ao povo”; é preciso “ir ao Jovem”; é preciso “ir mais longe”; é preciso “ir mais alto”.

João Paulo II, em maio deste ano, assim escreveu aos jovens: “Depois de tanta violência e opressão, o mundo precisa de jovens capazes de lançar pontes para unir e reconciliar; depois do clima de suspeita e de desconfiança, que corrompem os relacionamentos humanos, somente jovens corajosos poderão restituir beleza e verdade à vida a aos contatos humanos”.



2 - O QUE É UM PROJETO de MISSÃO JOVEM

Antes de executarmos qualquer projeto, é necessário entender quais cuidados e passos precisam ser dados para que ele seja, de fato, transformador e, deste modo, atinja os objetivos a que se propõe.

Com os projetos de Missão que propomos não é diferente. É preciso antes entendê-los para, concretamente, torná-los missionários.

Um projeto de Missão pode ser dividido em três grandes momentos: pré-missão, missão e pós-missão.

Cada um desses três momentos exige cuidados especiais e uma preparação que considere as suas necessidades e características próprias.

OS PASSOS da MISSÃO JOVEM

1. Pré-missão – Projetando os sonhos: “... Eis que eu envio meu mensageiro à tua frente, e preparará o caminho diante de ti “ (Lc 7,27).

A Pré-Missão é o primeiro grande momento da Missão Jovem e, como tal, merece ser bem preparado. Esse momento corresponde ao tempo de preparação para a Missão propriamente dita. O tempo de duração dependerá do que o grupo achar que for preciso para encaminhar e organizar todas atividades e passos da preparação dos missionários e também da comunidade onde vai acontecer a Missão. Pensa-se que seria necessário de um a três meses no máximo, para que este momento seja vivido plenamente.

2. A missão – Concretizando os sonhos: “...Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32).

A Missão é o segundo e o mais importante momento. É neste momento que se vai concretizar e executar tudo que foi pensado na Pré-Missão, junto à juventude escolhida (zona rural, centro urbano, escolas ou cidade de interior). É hora de viver com a juventude todas as atividades pensadas e preparadas anteriormente. O tempo para realizar a Missão dura de uma a duas semanas, no máximo, conforme o grupo missionário e a comunidade achar necessário.

3. A Pós-missão – Acreditando nos sonhos e querendo sonhar novamente: “...Eu os destinei para ir e dar frutos, e que o fruto de vocês permaneça” (Jo 15,16).

A Pós-Missão é o terceiro e talvez o mais duradouro dos três momentos. A Pós-Missão é o que vem depois, é o momento seguinte à Missão e, assim como os dois momentos anteriores, exige que sejam pensadas atividades que garantirão a sua realização.

O tempo para a Pós-Missão não se limita a um, dois, três meses. Dependerá, portanto, do que o grupo missionário e a comunidade definirem durante a Missão como continuidade das atividades.

07/10
3 - UM TOQUE DIFERENTE


Para perceber mais claramente como funcionam os passos da Missão Jovem, apresentamos uma experiência realizada em Jabuticaba/RS.


Começou-se com uma preparação com pesquisas nas comunidades, constituição de equipes, formação e treinamento de missionários.


Optamos por trabalhar os temas: Vida em Comunidade (Igreja hoje), Pastoral da Juventude (história), Grupo de Jovens (organização) e Projeto de Jesus Cristo.


Éramos 33 missionários e nos dividimos em seis equipes com o cuidado de ter em cada equipe um assessor, um animador (violeiro), pessoas da comunidade e outras de diversos pontos da diocese.


O entusiasmo que se via nos jovens era muito grande. Chovia: era Deus que batizava a primeira experiência de Missão Jovem da Diocese de Frederico Westphalen/RS. Nos reunimos ao redor de uma imensa bandeira onde estava o rosto de Cristo estampado de um jeito jovem. No contexto de uma celebração, o pároco nos deu a bênção de envio.


A comunidade, durante um mês, foi animada com a realização de diversas atividades e aprofundamento de temas. Durante quatro semanas visitamos 24 comunidades. Na medida em que o tempo passava, foi surgindo uma grande amizade entre nós e as famílias que nos acolhiam. O nosso almoço era preparado em mutirão pela mães.


A avaliação final foi emocionante: é difícil descrever a alegria dos missionários. Todos queriam falar ao mesmo tempo. A comunidade assumiu alguns compromissos, que foram pregados no mural, ficando à vista de todos.


A partir da Missão, começou a funcionar uma Escola de Formação para os jovens que mostraram mais capacidade de liderança. Após quatro meses, retornamos nas mesmas comunidades para fazer uma celebração, rever os compromissos e, claro, rever as nossas famílias.


A Missão Jovem tem um toque novo, é algo fora do tradicional.


Foi, sem dúvida, a maior expressão de amor pela Vida e pelo Evangelho que já vivenciou a juventude de Jabuticaba!


4 - AS "MISSÕES JOVENS" e o MISSÃO JOVEM

A equipe do jornal Missão Jovem se alegra com este trabalho da PJ do Brasil.

Faz quase 15 anos que o MJ está oferecendo conteúdos aos jovens para que assumam, individualmente, ou como grupos organizados, a evangelização dos jovens.

Agora, com o desenvolver-se do projeto de Missões Jovens, o desafio de oferecermos conteúdos de espiritualidade, formação, dinâmicas, celebrações e, sobretudo, uma mística capaz de dar fôlego a uma massa tão grande de missionários, aumentou ainda mais a nossa responsabilidade.

Pedimos a todos os grupos, que já realizaram experiências válidas, para partilharem conosco seu material produzido:

boletins, cartazes, livrinhos, folders, fotos... Mandem via correio, fax, Internet...

Nós partilharemos esse material com todos os grupos do Brasil.

A Arquidiocese de Londrina-PR é um exemplo. O projeto está em pleno andamento e já nos enviou subsídios interessantes. Inclusive, recomendaram aos grupos para assinarem o jornal “Missão Jovem”, pela sólida formação missionária que ele oferece aos jovens.

Torcemos para que todas as Missões Jovens aconteçam em plena comunhão com todos os movimentos de jovens. Não há missão sem comunhão. E contem conosco!



5 - ARQUIDIOCESE DO RJ CELEBRARÁ DNJ EM NOVEMBRO
Sábado, 05 de outubro de 2013, 08h54
Da Redação, com Arquidiocese do RJ
A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no próximo 3 de novembro, na Catedral de São Sebastião. A concentração dos jovens terá inicio às 9h e o tema deste ano é "Juventude e Missão" e o lema: "Jovem levante-se, seja fermento".

De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude no Rio, Juliana Fernandes, a programação do evento contará com testemunhos, adoração, pregação com Diogo Rocha, da Comunidade Shalom, e apresentação teatral do "Circo da Comunidade Aliança da Misericórdia". O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Eucaristia às 10h.

"O DNJ é uma oportunidade para fortalecer os processos de acompanhamento dos jovens e não deixar as coisas desanimarem com o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, desafiando toda a Igreja Jovem do Brasil a assumir o compromisso missionário celebrado na JMJ", escreve o site da arquidiocese carioca.

História do DNJ

No ano de 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o quarto domingo do mês de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude. As pastorais da juventude eram as únicas expressões de juventude organizadas nacionalmente. Dessa forma, a CNBB confiou-lhes o protagonismo da celebração.

Nas últimas décadas cresceu visivelmente o número e pluralidade de grupos, movimentos e novas comunidades que organizam-se nacionalmente em prol da evangelização dos jovens. Assim, a partir do ano de 2011, com a criação de uma Coordenação Nacional de Jovens, o DNJ passou a ser organizado por estes grupos.
FONTE CANÇÃO NOVA









Nenhum comentário:

Postar um comentário