sábado, 28 de setembro de 2013

VOCÊ CONHECE ESTA PASTORAL ENTÃO VEJA ::



PASTORAL DO VOLUNTÁRIO

VOCÊ CONHECE ESTA PASTORAL ENTÃO VEJA ::

I - DEFINIÇÃO

O Serviço de Escuta é um serviço organizado que dispõe de pessoas voluntárias, treinadas para ouvir pessoas que necessitam de alguém que as escute.

II - OBJETIVO GERAL

Escutar pessoas que buscam alguém para ouvi-las com atenção e respeito em momentos de aflição, sofrimento emocional e existencial.


III - OBJETIVO ESPECÍFICO

- Estabelecer uma relação de ajuda;

- proporcionar uma acolhida empática;

- Ouvir sem preconceito nem julgamento.

IV - JUSTIFICATIVA

As pessoas estão cada vez mais necessitadas de falar, de serem escutadas, de conversar. O serviço de escuta proporciona um espaço e tempo para os que buscam o "serviço" poder ser ouvida naquilo que desejam compartilhar. É uma postura humana, Cristã, de solidariedade e compaixão.
V - CARACTERÍSTICAS:

É essencialmente escuta.

É um serviço gratuito, prestado por voluntários (as), realizado nas Paróquias ou em lugares que houver demandas.

Não é terapia, não é orientação espiritual, não é catequese.
VI - COMO SURGIU A IDEIA DE UM PROJETO

No dia 08 de outubro de 2005 no Santuário do Sagrado Coração de Jesus (Campos Elíseos) houve o primeiro encontro das paróquias, que trabalham com a "pastoral/serviço de escuta" quando se reuniram 42 voluntários de 14 paróquias de várias regiões da cidade de São Paulo.

Nesse encontro foram apresentadas as diversas experiências dessas paróquias que, embora tenham adotado denominações diferentes para a iniciativa de escuta e contarem com tempos de existência distintos, demonstraram possuir características semelhantes. Esse atendimento já existe desde a década de 70, no Santuário São Francisco como "Porta Aberta”. Seu idealizador foi Frei Edgar Weist e até hoje conta com a atuação do senhor Décio José Ohl, um dos voluntário-fundadores. Varias paróquias tem mostrado interesse por esse serviço. Em função disso foi elaborado um projeto com o objetivo de colaborar com as paróquias interessadas na estruturação desse serviço. O Projeto prevê a formação de uma "Equipe de Assessoria" a ser constituída por integrantes de várias paróquias que poderá ajudar no processo de implantação do serviço de escuta, bem como prestar esse serviço em eventos específicos.
VII - ORGANIZAÇÃO

Cabe a cada paróquia verificar a necessidade desse serviço e desenvolvê-lo segundo as características próprias da região onde está situada e do tipo de demanda.

É indispensável, para seu funcionamento, definir um local de fácil acesso para os atendimentos. Os atendentes são voluntários que se dispõe a prestar esse serviço, gratuitamente, mediante a assinatura do "contrato de voluntário".

Quanto à freqüência dos plantões, cada paróquia a determina segundo suas possibilidades e demanda (plantões diários e/ou semanais).

Os atendimentos não deveriam ultrapassar mais de uma hora por pessoa atendida.

Quando houver necessidade de encaminhamento para outros serviços de ajuda, seria importante haver disponíveis endereços de entidades que prestam diversos serviços de assistência.
VIII - ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE AÇÃO .

Divulgar o serviço de escuta nas várias paróquias e outros locais onde possa ser implantados, através de panfletos, de aviso nas missas, faixas etc.

A equipe de assessoria poderá atuar de acordo com a demanda das paróquias em:

01- Eventos realizados pelas paróquias, tais como: encontros de jovens, encontros de casais, encontros com religiosos, em instituições;

02 - Oferecer cursos de treinamentos básicos para os voluntários;

03- Organizar encontros para cursos de reciclagem, discussões etc.;

04- Desenvolver um cronograma para a implantação desse serviço.

IX - PERFIL DO VOLUNTÁRIO

01- Ter condições de escutar;

02- Estar disponível para acolher, ouvir o outro como ele é, respeitando suas crenças e convicções;

03- Tomar conhecimento da estrutura do serviço de escuta: seus objetivos, plantões, reuniões;

04- Participar de um treinamento inicial;

05- Assumir o compromisso para os plantões e, quando impedido, avisar a coordenação e providenciar um substituto;

06- Participar de reuniões para aprofundamentos e troca de experiências;

07- Manter o sigilo e ética profissional.

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